Peeling químico

Existem vários tipos de peeling o termo peeling deriva do inglês ‘’to peel’’ que significa descamar .

A função do peeling é renovar e remover as camadas mais superficiais da pele,existem peelings leves ,médios e profundos essa definição se dá ao nível de penetração do ácido.
Um dos peeling com maior poder de renovação celular e estímulo de colágeno é o peeling de ácido retinóico .

O que é o ácido retinóico?

O ácido retinóico ou tretinoína é uma substância derivada da vitamina A e um dos compostos mais estudados para tratamento tópico do envelhecimento da pele, seja o intrínseco, determinado geneticamente, seja o envelhecimento extrínseco, causado pela exposição solar.

Existem algumas contraindicações para seu uso como gestantes e lactantes ,e doenças de pele.
Pele com muita vascularização também não tem indicação visto que o ácido retinoico promove a neovascularização ou seja formação de novos vasos ,por isso o efeito de pele mais saudável com o seu uso.

O procedimento:

Para termos melhor resultado com o peeling é preciso preparar a pele com uma pomada prévia específica para que ela faça um afinamento da pele e uma uniformização da textura  do relevo cutâneo para que o ácido retinoico penetre de forma uniforme.
Depois da pele preparada ,é realizado o procedimento ,utilizo uma solução desengordurante na pele ,projeto com um hidratante as regiões mais sensíveis da pele como o canto da boca ,nariz e olhos.Aplico uma fina camada de ácido retinoico e a indicação é que o paciente fique com ele no rosto de 4 a 6 horas dependendo do fototipo e indicação do tratamento.

Cuidados após o procedimento:

Deixar o carro na sombra para evitar o calor no rosto ao ir para casa com o produto,evitar fontes de calor como vapor de panelas ,chuveiro e secador de cabelos. Não manipular a região para evitar contaminação ,um creme específico será indicado e deve ser aplicado com delicadeza e com as mãos limpas.

O protetor solar deve ser aplicado a cada 3 horas sempre com as mãos limpas

Não remover a pele quando estiver saindo

Ter uma toalha de uso único com tecido macio somente para o rosto

Gerenciamento de melasma:

Melasma é uma dermatose comum que cursa com alteração da cor da pele normal, resultante da hiperatividade dos melanócitos células responsáveis por secretar melanina , com consequente hiperpigmentação melânica induzida, principalmente, pela radiação ultravioleta. Clinicamente, caracteriza-se por manchas acastanhadas, localizadas preferencialmente na face, embora possa acometer também região cervical, torácica anterior e membros superiores. Mulheres em período fértil e de fototipos intermediários representam as populações mais acometidas,mas também homens podem apresentar Grande parte de sua fisiopatologia permanece desconhecida, havendo relação com fatores genéticos, hormonais, uso de medicamentos, cosméticos, e fotoexposição.

Como é uma disfunção crônica não existe tratamento definitivo é preciso fazer um gerenciamento do melasma um controle da pele sempre.
Os peeling para essa condição são menos descamativos e mais despigmentantes afinal precisamos diminuir o efeito inflamatório da pele. Pois a pele muito sensibilizada com peeling abrasivos pode hiperpigmentar, os melanócitos agem como células de defesa sempre que há uma agressão na pele eles são estimulados a produzirem mais melanina para proteger a pele.
O uso de despigmentantes tópicos diários fazem parte do tratamento
O uso de antioxidantes orais ,trazem uma melhora geral na pele, deixando-a mais resistente a agressões externas.

As sessões de peeling para melasma são quinzenais para um melhor resultado o número de sessões varia de acordo com cada caso.

Realize o seu agendamento
via Whatsapp agora mesmo

×